Sir Jonh Tovey - O Almirante britânico que caçou o Bismarck
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Sir Jonh Tovey - O Almirante britânico que caçou o Bismarck
John Cronyn Tovey nasceu em 7 de março de 1885 em Rochester, filho de Coronel dos Engenheiros Reais. Ele se juntou à tripulação do HMS Britannia em 1901, e serviu em numerosos navios no Canal da Mancha e nas costas da América do Norte e Índia até 1915, quando recebeu seu primeiro comando, o destróier HMS Jackal. Ele foi transferido para o novo destróier HMS Onslow em maio de 1916, justo a tempo de participar da Batalha da Jutlândia, onde sua bravura no ataque ao inimigo foi notada. Ele foi nomeado para a Distinguished Service Order (DSO) em 1919, e recebeu uma promoção especial para Comandante por seu bravo comportamento.Ele passou a década de 20 numa variedade de comandos, tanto em terra como no mar, mas sua promoção a Capitão em 1923, com somente 38 anos, o marcou como oficial de carreira promissora. Em 1932 ele recebeu o comando do couraçado HMS Rodney, e em 1935 foi designado Comodoro na Base da Royal Navy em Chatham. Sua promoção para Contra-Almirante se seguiu apenas sete meses depois. Em março de 1938, ele foi apontado comandante dos destróieres do Mediterrâneo, servindo com outro antigo comandante desses barcos, Almirante Andrew Cunningham.
Em junho de 1940, o já Vice-Almirante Tovey se tornou o vice-comandante de Cunningham, com jurisdição sobre todas as forças leves no Mediterrâneo. Seus navios foram magnificamente manobrados durante a Batalha do Cabo Teulada (ou Cabo Spartivento) em novembro, e dez dias depois, Tovey coroou seu sucesso com o afundamento de um cruzador italiano.
Sua recompensa foi a promoção para Almirante e a transferência para a Frota Metropolitana como comandante-em-chefe. Sua principal preocupação era manter as rotas de comboio livres da interferência de unidades alemãs de superfície, como o Scharnhorst, Gneisenau e Bismarck. Em maio de 1941 o Bismarck fez uma tentativa de chegar ao Atlântico Norte. Tovey dispôs seus navios para cobrir o Estreito da Dinamarca, mas a uma distância tão grande de seus portos, o consumo de combustível era um problema. Os primeiros navios ingleses a fazer contato com o Bismarck foram os cruzadores HMS Suffolk e HMS Norfolk, mais tarde reforçados pelo cruzador de batalha Hood e o couraçado Prince of Wales. Na ação que se seguiu, o Hood foi afundado e o Prince of Wales danificado. O Bismarck, embora atingido, escapou. Tovey ficou dependente de aeronaves de porta-aviões para localizar o inimigo e, com seus navios se aproximando da zona de caça dos U-Boats e da Luftwaffe, tentar atrasá-lo.Para continuar a perseguição, Tovey subiu a bordo de sua nau-capitânea, o couraçado HMS King George V. Em 27 de maio de 1941 ele se aproximou do já danificado couraçado alemão, abrindo fogo com as armas principais de 365 mm. Após ser atingido por diversas salvas consecutivas, o Bismarck foi ao fundo às 10:39h da manhã. Após a vitória, Tovey disse: “O Bismarck empreendeu uma brava luta contra todas as expectativas, digna dos velhos dias da Marinha Imperial Alemã, e foi ao fundo com suas cores tremulando”.
As ações do Almirante Sir Frederic Wake-Walker e do Capitão John Leach, respectivamente no Norfolk e Prince of Wales, de desengajar do combate inicial com o Bismarck, enfureceram Churchill, mas Tovey os defendeu com decisão, enfatizando a falta de cobertura aérea para seus navios. Como resultado, Churchill passou a encarar Tovey como difícil e obstinado, uma opinião que só foi reforçada com a oposição de Tovey em despachar o Prince of Wales para o Pacífico, considerando que a proteção dos comboios contra vetores de superfície da Kriegsmarine era de valor estratégico mais alto.Como comandante da Frota Metropolitana, Tovey também era responsável pelos comboios do Ártico, que iam para a URSS. Eles eram uma dor de cabeça constante para Tovey: não apenas ele tinha que protegê-los rumo leste pela perigosa costa da Noruega, como também deveria ficar alerta para novas tentativas das belonaves alemãs de chegar ao Atlântico. Direcionar seus navios para uma área facilmente o deixaria desprotegido em outra. O Almirantado também pouco ajudava com sua insistência em interferir em suas decisões. Tovey não era um diplomata, mas era um oficial de extrema coragem e integridade. Em junho de 1943, ele deixou seu comando e tornou-se comandante do Comando Nore, que era responsável pelos comboios da costa leste e pelos caça-minas. Dois meses depois ele foi promovido a Almirante da Frota.
Ele finalmente aposentou-se em 1946, embora tenha permanecido ativo como Almirante da Frota pelo resto da vida. Ele foi também elevado à nobreza com o título de Barão Tovey. O Almirante Sir John Tovey faleceu no Hospital Militar Queen Alexandra em Portsmouth, no dia 12 de janeiro de 1971, aos 85 anos de idade.
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